Análise Transacional – Eslovénia / Transnational Analysis – Slovenia

images13.03
9h recepção pelo presidente da câmara

Início das atividades de integração, atributos com a primeira letra do nome, movimento relacionado e respectiva repetição de todos os movimentos e palavras anteriores pelos restantes colegas (sentido do relógio).

Início do tópico Transactional Analysis
Eric Berna
1- all people are ok in human sense
2- decisons have consequences (we, that make them, need to deal with that)
3- personal growth (dont give up, everyone have something inside)
4- agreements (it must exist concordance)

Doctor Penfield (estímulos)

3 estados de Ego
Parents + Adults +Childs
Todos temos estes três estados, encontramo-los quanto entramos em diálogo connosco próprios.

Parents- imitamos quem nos influenciou durante o nosso crescimento.
Childs- lidamos com sentimentos, emoções e impulsos, de acordo com cada momento.
Adults- esyamos em constante construção, desde o momento em que começamos a andar (primeiro gesto que nos torna independentes).

Exercício de integração de conteúdos: determinating the ego state
How did you bahave,think and feel?

Quando/Como sabemos se é preciso criar uma estrutura ou não, para lidar com a nossa turma? É instintinvo? É preciso aprender?
É preciso conhecer o grupo. É sempre preciso emcongrar um equilíbrio.

Diferentes formas de olhar para ums janela – posições para a vida
Im not ok – you are ok
Im not ok – you are not ok
Im ok – you are ok
Im ok – you are not ok

Trabalhamos constantemente contra nós, desvalorizando as nossas capacidades.

Será que estou certo?
Será que estás certo?
Quem está certo?
Alguém está certo?

12h40 lunch
14h30 restart

É preciso ter em conta a posição de cada um relativamente a si próprio e relativamente aos outros.

1- desvalorização própria
2- não nos sentimos bem connosco, poderá indicar outros problemas
3- forma de pensamento construído, não acontece naturalmente (indicador de segurança)
4- problemas relacionais, os outros são o problema  (pode não ser notório num primeiro contacto)

A solução é encontrarmos o nosso posicionamento perante a vida.

14.02
7h45 viagem de combio ao centro de
Liubliana.

Ulca: organiza de inserção social que trabalho com jovens e adultos.
Comunidade
Sustentabilidade
Suporte
Participação
Explicação bastante interactiva das suas actividades.

Pum: visita guiada a alguns pontos da cidade.
Pontos de arte urbana, instalações e ocupação de espaços abandonados.

13h30 lunch

Visita ao centro histórico de Liubliana.

15.02
9h T.A.
Breve resumo e reflexão do grupo do dia anterior.

Exercícios de interpretação sobre State of Life: looking through the Window.

13h30 lunch

Visita a Bled: breve apresentação da localidade e visita ao castelo.

16.02
10h visita ao Pum
Apresentação de todos os intervenientes e dos nossos grupos.
Participação em workshops e nas actividades da organização.
Almoço feito por todos.
Apresentação do propósito e objectivos do Pum.
Continuação das atividades.

17h honey ginger bread workdhop

17.02
9h breve reflexão sobre a visita de ontem ao Pum.

Strokes
Reconhecimento: dar e receber.

Conditional
Unconditional
Good or bad

Economy strokes
1. Give strokes
2. Accept strokes
3. Ask for strokes
5. Reject negative strokes
6. Give ourselves positive strokes.

My personal pattern of strokes
Atividade de integração de conteúdos, direccionada para o nosso caso particular.

Structuring Time: segundo Berna
Withdrawal (não existe regularidade)
Rituals (week strokes, regularidade)
Free activities (midle strokes) superficialidadeve não regularidade
Work (midle to strong strokes)
Games
Intimacy (strong strokes) positivo e negativo

Actividade de implantação de conteúdos: games
Yes, but…
I’ve got you
Rejection
Persucution
Kick me
Poor me
Games for three players.

13h30 lunch
14h30 restart

avaliação do projecto desenvolvido ao longo desta semana.
Reflexão individual sobre esta sema e sobreos conteúdos abordados.
Apresentação das primeiras ideias para implementação dos conteúdos abordados num projecto social.

Advertisements