Sensibilização contra o Racismo e Xenofobia / Raising Awareness against Racism and Xenophobia

Projeto de enquadramento de conteúdos – EGO STATES – análise transacional

(Psicologia de Relacionamentos)

Content framing project – EGO STATES – transactional analysis

(Psychology of Relationships)

 

No âmbito do Projeto VIA-ME: Values in Action, Methods Exchange, que visa promover métodos de ensino inovadores que tornem os jovens mais ativos e desenvolvam as suas capacidades, e com o propósito de abordar com os alunos uma das vertentes da Psicologia Relaciona, é proposto aos alunos realizarem uma campanha de sensibilização contra o Racismo e a Xenofobia.

In the framework of the VIA-ME Project: Values ​​in Action, Methods Exchange, which aims to promote innovative teaching methods that make young people more active and develop their abilities, and with the purpose of approaching with students one of the aspects of Psychology Relates, it is proposed that the students carry out an awareness campaign against Racism and Xenophobia.

 

Eric Berne, foi o fundador da análise transacional. Trata-se de um Modelo utilizado pata estudar a psicologia relacional entre pessoas. Podemos entender o nosso mundo interior como sendo constituído por três áreas diferentes, o estado de Ego do Pai, o estado de Ego Adulto e o estado de Ego Infantil (Criança). De forma sucinta, tratam-se de três patamares sobrepostos uns aos outros, estando em primeiro lugar o estado de Ego do Pai, em segundo lugar o estado de Ego Adulto e em último lugar, o estado de Ego da Criança. Cada Estado de Ego é consciente dentro de si, ou seja, apresentam sentimentos e estados de consciência independentes, podendo, entre si, contradizer-se.

Eric Berne, was the founder of transactional analysis. It is a model used to study relational psychology among people. We can understand our inner world as consisting of three different areas, the Father’s Ego state, the Adult Ego state, and the Child Ego (Child) state. Briefly, these are three levels superimposed one to another, being first the state of Ego of the Father, secondly the state of Adult Ego and lastly, the state of Ego of the Child. Each ego state is conscious within itself, that is, it has independent feelings and states of consciousness, and can contradict one another.

 

Estado de Ego Adulto – Encontra-se consciente de todas as suas ações. Apresenta uma visão objetiva e argumentos claros, de acordo com a discussão/conversa.

State of Adult Ego – You are aware of all your actions. It presents an objective view and clear arguments, according to the discussion / conversation.

 

Estado de Ego do Pai – Parte de uma relação direta com a nossa própria infância e relação com os nossos parentes, ou seja, segue exemplos vividos na primeira pessoa.

State of the Father’s Ego – Part of a direct relationship with our own childhood and relationship with our relatives, ie follows examples lived in the first person.

 

Estado de Ego da Criança – Advém de um conjunto de padrões de comportamento típico de uma criança. – Inconsciência, imaturidade, inocência.

State of Child Ego – Comes from a set of behavioral patterns typical of a child. Unconsciousness, immaturity, innocence.

 

Desta forma, é possível notar que, o recetor de uma determinada mensagem pode não estar no mesmo estado de ego que o seu emissor.

In this way, it is possible to note that, the receiver of a certain message may not be in the same ego state as its sender.

 

Sensibilização “Contra o Racismo e Xenofobia”

Raising Awareness Against Racism and Xenophobia

 “Amigos Improváveis” conta a história de Driss, um jovem ex-delinquente de ascendência senegalesa que aceita a contragosto um emprego a tomar conta do milionário tetraplégico Phillipe, com o qual acaba por estabelecer uma relação de amizade tão improvável como tocante divertida. 

Unlikely Friends “tells the story of Driss, a young ex-offender of Senegalese descent who unwillingly accepts a job taking care of the tetraplegic millionaire Phillipe, with whom he ends up establishing a relationship of friendship as unlikely as touching fun.

 

Apresentação de Caso Prático e discussão em grupo sobre o conteúdo do Filme, de acordo com os diferentes Estados de Ego.

Presentation of a Practical Case and group discussion on the content of the Film, according to the different States of Ego.

 

Actividade de Grupo

Group Activity

Desenvolver cartazes, folhetos informativos, fotografias, ou qualquer outro tipo de intervenção, interior ou exterior, capazes de sensibilizar a sociedade envolvente contra uma problemática ainda tão presente nos dias de hoje, o racismo e a xenofobia.

Develop posters, leaflets, photographs, or any other type of intervention, interior or exterior, capable of sensitizing the surrounding society against a problem still so present today, racismo and xenophobia.

 

Materiais:

Papel A4 e A3

Canetas

Marcadores

Tintas

Café em pó e água

Pinceis

Fotografias já tiradas

Materials:

A4 and A3 paper

Pen

Markers

Paints

Coffee powder and water

Brushes

Photos already taken

 

Objectivo:

Objective:

Divulgar os trabalhos entre colegas e professores, mas também fora da Escola.

Publicize the work between colleagues and teachers, but also outside the School.

 

Curiosidades:

Curiosities:

Ver o Filme.

Watch The Movie.

 

Advertisements

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s