SEMINÁRIO – VIA-ME: VALORES EM AÇÃO – INTERCÂMBIO DE MÉTODOS DE TRABALHO

O projeto VIA-ME dirige-se a quem trabalha em educação, formação profissional, mediação social e cultural, ou a quem lide com jovens e jovens adultos e esteja interessado em conhecer métodos de ensino-aprendizagem inovadores para trabalhar em grupo.

Durante um dia serão apresentados e experienciados quatro métodos diferentes, por meio de oficinas/workshops, através dos quais os participantes poderão conhecer e pôr em prática métodos que potenciam o envolvimento juvenil e o desenvolvimento e aprimoramento das suas competências e capacidades. Os métodos podem também ser aplicados em diversos contextos sociais sempre que seja necessário trabalhar com grupos. 

Este seminário encerra o projeto internacional “Values in Action: Methods Exchange”, iniciado em 2016, durante o qual quatro organizações de diferentes países europeus compartilharam os seus métodos e abordagens educativas focadas na ativação de jovens e jovens adultos.

Formulário de Inscrição

PROGRAMA

09:30

Registo de participantes + Coffee break

10:00

Abertura da conferência com convidados

José Paiva, Educação artística e a FBAUP

Sofia Ponte, O Serviço Educativo da FBAUP

Gabriela V. Pinheiro, Práticas artísticas relacionais em contexto

10:45 – 12:45

Oficinas simultâneas

Eduardo Pedreiro, Oficina 1

Luísa Caldas e Filipa Sousa, Oficina 2

Valentina Loureiro Pereira, Oficina 3

13:00 – 14:30 Almoço

14:30 – 16:30

Oficinas simultâneas

Eduardo Pedreiro, Oficina 1

Luísa Caldas e Filipa Sousa, Oficina 2

Valentina Loureiro Pereira, Oficina 3

16:30 – 16:45

Coffee break

16:45 – 17:30

Conversa em círculo + Encerramento

OFICINAS SIMULTÂNEAS

Escolha duas sessões de oficina segundo os seus interesses, conheça e experimente métodos de trabalho ativos permanecendo num ambiente educacional inspirador. Cada sessão de oficina, dedicada a um determinado método, é executada duas vezes – manhã e tarde. A sessão é repetida para que cada participante do Seminário tenha contacto com dois métodos.

Obs: Por uma questão de distribuição dos participantes pelo número de vagas, a inscrição nas Oficinas deve ser feita no próprio dia na Recepção do Seminário.

Oficina 1

Eduardo Pedreiro

Seven Step Configuration Analysis (HU) e Abordagem Criativa Colaborativa (PT)

Eu, eu sou, eu vim de…: Desenvolvimento do processo criativo através da cor e da abstração

Descrição

O processo criativo, encarado de uma forma sistémica, pode ser desenvolvido de forma individual ou coletiva e integra fases de exploração e geração de ideias, bem como de associações entre conceitos e referências plásticas. Partindo da observação do próprio e propondo a autorrepresentação como exercício, o processo criativo de geração de ideias e de associação de conceitos passará pela interpretação simbólica, psicológica e emotiva da cor. Os exercícios, de caráter pessoal e introspectivo, permitirão trabalhar conceitos identitários, culminando na plasticidade como forma de expressão e tradução das dimensões objetiva e subjetiva do sujeito.

Máximo – 14 participantes

Oficina 2

Luísa Caldas | Filipa Sousa

British Drama

Descrição

British Drama é um método que se concretiza a partir da expressão de valores, sentimentos e pensamentos, através do relacionamento com o outro. O método parte de técnicas teatrais, mobilizando-as para a criação de dinâmicas de grupo e para a resolução de conflitos, pela aproximação a uma forma concetual e corpórea de análise do mundo e dos acontecimentos que o compõem.

Máximo – 18 participantes

Oficina 3

Valentina Loureiro Pereira

Análise Transacional | Transactional analysis

Descrição

A Análise Transacional (TA) estuda e analisa as trocas de estímulos e respostas (transações) entre indivíduos.

Partindo de uma breve descrição teórica da TA, através do estudo dos estados do ego e da forma como estes se refletem na forma como as pessoas se relacionam, o workshop termina com exercícios práticos que visam a reflexão sobre situações quotidianas nas quais decorrem trocas de estímulos.

Máximo – 18 participantes

Sobre o VIA-ME

“VIAME – Values in Action: Methods Exchange” é um projeto internacional com o objetivo de promover métodos inovadores de ensino que ativem com sucesso a juventude e colaborem no desenvolvimento das suas competências e capacidades. O projeto baseou-se em quatro intercâmbios internacionais durante os quais um país anfitrião apresentou, ensinou e partilhou as suas metodologias entre jovens adultos dos quatro países. O projeto foi realizado, ao abrigo do Programa ERASMUS+, em cooperação com as organizações: Atalaya Foundation (Polônia), Ljudska uniwerza Radovljica (Eslovênia), Universidade de Porto (Portugal) e Fundação Látótér (Hungria).

Para conhecer mais sobre o VIA-ME, visite o site do projeto em: http://viame.atalaya.pl/

VIA-ME é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+

 

Advertisements